Rede Cidadã: mais de 141.114 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 22 anos, Brasil

Rede Cidadã - Start

_ Empregabilidade e Geração de Renda

Start

O Start começou como uma aliança entre a Rede Cidadã, a Accenture do Brasil e a Accenture Foundation, executada desde 2013, quando foi iniciado e denominado como Programming for the Future. Em 2016 (com o nome Accenture do Futuro) e a partir de 2018 (já como Start), o projeto passou a incorporar habilidades tecnológicas de e-learning na trajetória da formação de jovens para o mundo do trabalho. Também foram incorporadas habilidades e competências socioemocionais, característica da Rede Cidadã.

Start

 

Desde 2013, o Start tem mudado a realidade de jovens através da capacitação em tecnologia e inclusão digital. Com um modelo inovador, o projeto já impactou mais de 1.437 jovens, preparando-os para o mercado de tecnologia. 

Desde 2020, o projeto tem expandido seu impacto em comunidades periféricas e favelas, promovendo inclusão social e conectando jovens a oportunidades concretas no setor de tecnologia. Os dados demonstram que o programa tem sido essencial para transformar realidades e impulsionar carreiras. 

Nos últimos anos, o Start demonstrou sua capacidade de adaptação às mudanças do mercado de tecnologia, mantendo seu compromisso com a formação de qualidade e a empregabilidade dos jovens. Em 2019 e 2020, o projeto atingiu taxas expressivas de inserção no mercado, superando 80% de empregabilidade, um reflexo do alinhamento com as demandas das empresas e da força da metodologia aplicada. 

Com as mudanças no setor, o Start tem evoluído, incorporando trilhas de aprendizado em inteligência artificial, cibersegurança e desenvolvimento socioemocional, a fim de maximizar oportunidades. 

Com parcerias estratégicas, um currículo atualizado e um foco renovado em empregabilidade, o Start segue firme no propósito de transformar vidas e preparar profissionais altamente qualificados para o futuro da tecnologia. 

Este é o nosso compromisso. Esta é a nossa missão. E estamos apenas começando. 

Dados do projeto

Objeto do projeto

Qualificar para o mundo do trabalho, através de oficinas de formação socioemocional e profissional, com ênfase no campo da tecnologia, pessoas a partir dos 18 anos completos (sem limite máximo de idade), em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, levando em consideração seus perfis identificados previamente, possibilitando a inserção no mundo do trabalho.


Dados

  • Público-alvo: pessoas a partir de 18 anos completos (sem limite máximo de idade), em situação de vulnerabilidade social.
  • Abrangência geográfica: Recife (PE)
  • Data de implantação: 2013
  • Status: ativo

Como participar

Ter a partir de 18 anos completos
Residir em Recife (PE) ou região metropolitana
Ter Ensino Médio completo concluído na rede pública de ensino
Não estar atuando em nenhuma vaga formal de trabalho
Realizar inscrição em um dos canais de atendimento


Como apoiar

Doações
Destinação de recursos
Editais de chamamento público
Relacionamento e parceria com empresas do setor privado


Canais de atendimento:

Informações gerais:
https://redecidada.org.br
E-mail: relacionamento@redecidada.org.br
Telefone: Recife (PE): (81) 3423-3688

Depoimentos
Pablo Lopes do Nascimento participou do Start em 2024

"O Start foi, para mim, uma grande oportunidade! Foi através dele que entendi que começar do zero na área de TI não era um problema — que eu poderia, sim, chegar ao topo, bastava eu querer. E saber que o time do Start estaria ao meu lado, para me apoiar no que fosse preciso, foi fundamental. Isso me trouxe segurança em um processo de aprendizagem que, embora não seja fácil, se tornou mais leve com o apoio constante da equipe. Nas oficinas de desenvolvimento socioemocional, tive a chance de olhar mais para dentro de mim, entender minhas emoções e conhecer melhor meus colegas. Percebi que nossas realidades são muito diferentes e que, para compreendê-los, era necessário me colocar no lugar deles. Isso foi essencial para que pudéssemos crescer juntos. O momento do projeto confesso que foi um desafio. Tivemos dificuldades para montar a ideia, mas quando conseguimos estruturá-la, entendemos que nosso projeto ia além: não era apenas um trabalho, era uma proposta de política pública que precisava ser implementada. Com esse entendimento, conseguimos um contato com a prefeitura e hoje, com o apoio dela, estamos incubados na Universidade Tiradentes (UNIT), onde seguimos desenvolvendo o GO DELAS, um projeto que acreditamos que será um grande case de sucesso nas comunidades recifenses. Atualmente, estou estagiando como Analista de Dados e Inteligência de Mercado, mas quero deixar claro que todo esse caminho teve o Start como ponto de partida. Foi literalmente o meu começo. Ele me guiou, me mostrou como me comportar diante de diferentes situações e foi de suma importância para mim, especialmente por vir da periferia."


Rodrigo José de Melo participou do Start em 2024

"Iniciei minha trajetória em busca de um espaço no mundo do trabalho carregando muitos sonhos, mas também diversas inseguranças. Foi através do projeto Start que encontrei não só o direcionamento técnico necessário, mas também o apoio e incentivo que transformaram a forma como eu me enxergava. O diferencial do Start está muito além do conteúdo: ele me proporcionou o desenvolvimento do meu lado socioemocional, algo que até então eu não compreendia o quanto era essencial. Aprendi a lidar com meus medos, a reconhecer meu potencial, a me comunicar com mais clareza e a ter confiança nas minhas escolhas. Hoje, olhando para trás, vejo o quanto trabalhar o autoconhecimento, a empatia, a resiliência e a inteligência emocional foram determinantes para que eu me tornasse não apenas um profissional melhor, mas também uma pessoa mais forte e preparada para os desafios da vida. O Start não apenas abriu portas — ele me ensinou como atravessá-las com coragem, propósito e consciência. Sou imensamente grato por essa experiência que mudou a minha forma de ver o mundo e a mim mesmo."


Noemi Rodrigues Modernel, Diretora Associada de Tecnologia da Accenture

"O projeto START, ao longo desses 10 anos, tem formado jovens talentos para o mercado de tecnologia, profissionais talentosos e dedicados que precisavam de conhecimento, formação profissional e oportunidade para iniciar suas carreiras. Atualmente, tenho mais de 80 jovens que atuam nos projetos que lidero, todos são exemplos de resiliência, comprometimento, vontade de aprender e profissionalismo. Esse é um programa que muda vidas aqui em Recife."


Outros projetos