Rede Cidadã - Socioemocional
_ Socioemocional
Orientada para o desenvolvimento de competências socioemocionais, nossa Oficina de Preparação para o Mundo do Trabalho consiste em um processo educativo vivencial que visa a expressão da identidade pessoal, social e profissional gerando e agregando valores para vida e para o trabalho.

A Rede Cidadã já tinha uma consciência: as capacitações de sala de aula e os mais modernos recursos didáticos (que sempre apostaram no cognitivo) não eram suficientes para promover a mudança necessária. A convivência com os gestores de pessoas evidenciou a máxima de que o que contrata são as competências técnicas, mas o que demite são as atitudes comportamentais. Era preciso buscar novas técnicas que atingissem diretamente o aprendizado da gestão emocional e da tomada de consciência para maior sucesso dos relacionamentos no ambiente de trabalho. Era necessário trazer para a formação dos usuários, espaços que possibilitassem a construção de uma relação de confiança, inclusão social e dinâmicas vivenciais capazes de aumentar a autoestima, o autoconhecimento e o compromisso com a vida. Isso também requeria maior escuta dos próprios usuários e seu protagonismo.
Assim, a metodologia proposta tem como objetivo promover o ciclo de integração existencial do participante, orientada para o aumento do nível de consciência do modo de pensar, sentir, agir, ser e estar, buscando trazer modificações intensas e profundas na maneira de perceber a vida, as relações e a si mesmo. Estas mudanças consolidam-se em um processo. Cada indivíduo, no seu tempo, na sua condição interna e externa e de motivação pessoal, vai encontrando o caminho que o levará a uma completa integração.
Objetivos
- O primeiro objetivo é restaurar o valor do trabalho para a vida. Esse objetivo norteia a formação da própria equipe de profissionais da Rede Cidadã, assim como os principais aprendizados a serem levados para os jovens na sua preparação para os processos de escolha nas empresas parceiras.
- Trabalhar o coeficiente emocional dos jovens e públicos diversos a partir do desenvolvimento do seu autoconhecimento, capacitando-os a lidar com os conflitos no ambiente de trabalho e superar as suas crenças limitantes.
- Contribuir para que as empresas reduzam a rotatividade e, ao mesmo tempo, apoiar os jovens e públicos diversos na percepção de que o primeiro emprego é a porta de entrada de sua carreira profissional. Tudo isso resultaria no aumento do tempo de permanência dos jovens no trabalho, após a sua inserção na empresa.
- O último objetivo refere-se à construção do propósito de vida e trabalho, promovendo o protagonismo dos jovens na construção de uma sociedade melhor para se viver.
Nossa formação socioemocional é sustentada pelo Método Reflexivo-Vivencial, que se caracteriza por promover o saber e o querer fazer, estimulando o participante a assumir a responsabilidade por seus atos, num processo de amadurecimento, através do autoconhecimento como estímulo para o autodesenvolvimento. Acompanhando o desenvolvimento e a evolução do conhecimento, é um modelo abrangente onde estão contidos aspectos diversos do movimento corporal, incluindo fatores complexos como a atitude frente à vida, sensações, autoestima, função de vínculo e outras dimensões da existência.
A metodologia enfatiza o desenvolvimento de competências comportamentais e atitudinais, visando a promoção da integração plena da identidade nos três níveis de vínculo: consigo, com o outro e com a natureza, a totalidade. Por consequência, a expressão transparente, o despertar dos desejos, tomada de decisões, resolução de problemas com disposição a mudanças e reorganização, vão gerando e agregando valores para vida e para o trabalho. É um processo de aprender-desaprender ativamente, em uma matriz que facilita a transferência do acontecido e trabalhado em grupo para a vida cotidiana.
Ancorada no Princípio Biocêntrico, nossa proposta está fundamentada em um sistema de integração e desenvolvimento humano, onde todas as ações se estruturam no sentido de criar mais vida dentro da vida, promovendo a expressão máxima da identidade pessoal. O objetivo central é possibilitar o autoconhecimento, a valorização de si mesmo e dos outros seres vivos. Assim, todos os exercícios são concebidos para desenvolver novas formas de comunicação, estimular a expressividade, realizar uma reeducação afetiva fundamentada na qualificação e valorização de si mesmo e dos outros seres vivos.